logo RCN
ECONOMIA

Inadimplência caiu 11,6% em Santa Catarina, diz FCDL/SC

Entidade atribui melhora dos números à liberação de recursos pelo governo federal e a incertezas do mercado

Apesar do cenário de pandemia, a inadimplência no setor de comércio em Santa Catarina está em queda, segundo levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC). O estudo mostra que, de janeiro a outubro de 2020, a taxa de consumidores no vermelho encolheu 11,6%. Além disso, a inclusão de novos devedores reduziu 24,2% no período.

O levantamento mostra, ainda, uma mudança no perfil da dívida. O valor nominal dos débitos dos novos negativados é 33,9% menor, também na comparação entre janeiro e outubro de 2020 com o mesmo período do ano passado. 

Para o presidente da FCDL/SC Ivan Roberto Tauffer, o resultado é reflexo da soma de diferentes fatores, com destaque para a redução de compras a prazo no mercado local e uma maior quantidade de dinheiro na praça devido aos auxílios emergenciais e liberação de FGTS. "Com estes valores muitas pessoas quitaram suas dívidas. Também percebemos mais parcimônia dos credores na hora de cobrar e maior disposição em propor renegociações", avalia. 

A migração de fatias consideráveis do comércio físico para o e-commerce, com mais uso do cartão de crédito, também influenciou positivamente para a redução da inadimplência em Santa Catarina. (RCN Rede Catarinense de Notícias Adjori SC)

Sine Joinville tem 375 vagas disponíveis Anterior

Sine Joinville tem 375 vagas disponíveis

Governadora garante prioridade às obras estruturantes Próximo

Governadora garante prioridade às obras estruturantes

Deixe seu comentário